segunda-feira, 16 de abril de 2018

[deliciasdereceitassilvinha] Menu do dia

Canja de coelho assado

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

600 g de coelho

1 alho-francês

1 cenoura pequena

2 cebolas

2 dentes de alho

1,5 hastes de aipo

1 dl de vinho branco

4 colheres (sopa) de azeite

3 raminhos de tomilho

1 folha de louro

Piripiri em pó q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Ligue o forno a 210 graus. Deite 1 colher (sopa) do azeite num tabuleiro, junte 1 cebola descascada e cortada grosseiramente e 2 raminhos de tomilho. Disponha por cima o coelho cortado em pedaços médios, regue com mais 1 colher (sopa) do azeite, envolva e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até o coelho ficar assado e douradinho.

2. Descasque a cenoura e corte-a em cubinhos muito pequenos. Corte também 1/2 haste de aipo em cubinhos. Descasque a restante cebola e os alhos e pique-os. Arranje o alho francês, rejeite-lhe a parte verde, lave a parte branca e corte-a em pedaços. Lave e corte também o resto do aipo em pedaços. Deite os alhos, a cebola, o aipo e o alho francês numa panela, adicione o restante azeite, leve ao lume, tempere com sal e deixe refogar durante 10 minutos, mexendo sempre.

3. Retire o coelho do forno, deite-o na panela juntamente com o molho e a cebola do tabuleiro, acrescente 1 L de água e o vinho branco, rectifique o sal, tempere com pimenta e com uma pitada de piripiri, junte também o resto do tomilho e o louro e deixe cozer cerca de 40 minutos. Coe depois o caldo, desfie o coelho rejeitando os ossos, adicione-o novamente ao caldo, junte os cubinhos de cenoura e aipo e sirva quente e decorado a gosto.

Nota do Chefe - Use de preferência partes do coelho com osso ou então sobras de coelho assado.

 

************

 

Rapidinha de pescada

Quem é que vai experimentar uma rapidinha de pescada?

Em apenas 35 minutos delicie-se com esta receita de rapidinha de pescada. Esta é uma daquelas receitas rápidas e económicas que vai ter mesmo de experimentar. Aproveite os lombos de pescada.

Ingredientes (Para 6 Pessoas:)

800 g de lombos de pescada congelados

400 g de espinafres limpos

1 dente de alho

2 dl de natas ou leite

1 pacote de sopa instantânea de marisco

3 colheres (sopa) de azeite

3 colheres (sopa) de pão ralado

Instruções de preparação:

1. Deixe descongelar os lombos de pescada. Ligue o forno a 180 graus.

2. Descasque o dente de alho, esmague-o, deite-o para uma frigideira, junte o azeite, leve ao lume e deixe aquecer bem. Adicione os espinafres e deixe-os cozinhar até perderem o volume e ficarem sem água. Deite para um tabuleiro de louça ou pirex, espalhe e coloque em cima os lombos de pescada.

3. Misture o pó da sopa de marisco com as natas (ou o leite), mexa bem, deite sobre o peixe, polvilhe com o pão ralado e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e sirva de imediato decorado a gosto, por exemplo polvilhado com salsa picada. Acompanhe com arroz, batatas ou massa cozida.

Nota do chefe - Pode fazer esta receita com outro tipo de peixe branco. De preferência filetes ou lombos.

 

************

 

************Massa de frango com manteiga de limão

Ingredientes (Para 4 Pessoas:)

400 g de linguine

600 g de carne de frango picada

1 cebola roxa pequena

2 limões

100 ml de vinho branco

2 colheres (sopa) de  manteiga

Agrião q.b.

Sal e pimenta q.b.

Instruções de preparação:

1. Leve ao lume um tacho com água abundante e deixe levantar fervura. Entretanto, descasque e pique finamente a cebola roxa.

2. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, acrescente a cebola e deixe refogar. Junte a carne picada, tempere com sal e pimenta e deixe saltear até ficar dourada e solta. Regue depois o frango com o vinho e deixe apurar.

3. Coza o linguine na água a ferver, temperada com sal, até ficar ""al dente"".

4. Acrescente à carne o sumo de 1 limão e o outro limão cortado em rodelas. Misture e deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos. Junte o linguine, previamente escorrido, adicione um pouco de agrião, envolva tudo e sirva de imediato.

Sugere quem sabe - Para um sabor diferente, pode acrescentar orégãos e queijo ralado.

 

*********

 

Delícia de limão

Ingredientes (Para 7 Pessoas:)

300 g de bolachas Maria

200 g de manteiga amolecida

160 g de açúcar

1 saqueta de gelatina de ananás

6 gemas

4 dl de natas

2 dl de sumo de limão

2 folhas de gelatina

Instruções de preparação:

1. Prepare a gelatina de ananás como indica a embalagem. Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante 4 minutos, depois escorra-as, junte-as à gelatina de ananás logo depois de juntar a água a ferver, mexa bem e deixe arrefecer.

2. Pique as bolachas até ficarem tipo pão ralado, junte a manteiga e misture bem. Deite depois numa forma de abrir, espalhe bem, pressione até quase chegar aos rebordos e leve ao congelador. Bata as natas em chantilly bem espesso, junte a gelatina fria, misture delicadamente, deite na forma e leve de novo ao congelador até ficar firme.

3. Num tacho, misture bem as gemas com o açúcar e o sumo de limão e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Retire do lume, deixe arrefecer, espalhe em cima da mistura de chantilly na forma e leve mais uma vez ao congelador durante 30 minutos. Depois passe para o frigorífico até ao momento de servir.

Esta sobremesa fica melhor se for feita de um dia para o outro.


Sem vírus. www.avg.com

0 comentários:

Postar um comentário