domingo, 31 de maio de 2015

deliciasdereceitas PÃO SÍRIO

Deliciosa Pita (Pão Sírio) Feita em Casa

Se você nunca experimentou pita, também conhecida como pão sírio, não sabe o que está perdendo! Originária do Oriente Médio, ela é bem conhecida por sua forma redonda e achatada, que pode transformar-se em um "bolso". Um muitos dos países do Oriente Médio, a pita é saboreada com hummus, shawarma, falafel e várias outras especialidades regionais. Este pão também pode ser utilizado para fazer um rápido sanduíche: basta você colocar nele o seu recheio e condimentos favoritos, em vez de usar duas fatias de pão comum.
 
Experimente esta receita simples de pita e você irá pensar duas vezes antes de comprar pão fatiado novamente!
 
 
Rendimento: entre 8 e 12 pitas, dependendo de como você as molda.
 
Ingredientes:
 
3 1/4 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de fermento instantâneo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 1/4 xícaras de água em temperatura ambiente
 
Prepare a massa cerca de 1 1/2 antes de moldar as pitas ou, para um melhor sabor, com 8 horas ou até 3 dias de antecedência.
 
A massa pode ser feita na batedeira ou à mão (embora na batedeira seja mais fácil, claro).
 
Na batedeira: na tigela da batedeira, misture todos os ingredientes e bata com as pás tipo folha (para massas de espessura média) em velocidade baixa até que toda a farinha esteja úmida (cerca de 20 segundos). Então, mude para pás tipo gancho (para massas mais pesadas) e aumente a velocidade para o nível médio. Faça isso por 10 minutos. No final do processo, a massa deverá desgrudar-se das paredes da tigela, estar bem macia e suave, e um pouquinho pegajosa ao toque. Acrescente um pouco mais de farinha ou água, se necessário. 
 
À mão: Em uma tigela grande, misture todos os ingrediantes, reservando apenas 1/4 da farinha sem misturar. Então, com uma colher de pau, misture até que a farinha esteja úmida e sove a massa na tigela até que ela fique um  bolo uniforme. Espalhe um pouco de farinha sobre a mesa ou uma tábua de corte e coloque a massa ali. Sove a massa por cerca de 5 minutos, acrescentanto o mínimo de farinha possível. A massa  deve ficar bem pegajosa. Em seguida, recoloque a massa na tigela, cobrindo-a e deixando-a descansar por um período de 5 a 20 minutos, até que não esteja mais tão aderente.
 
 
A seguir, deixe a massa crescer. Com o auxílio de uma espátula untada com óleo, raspe a massa e a coloque em uma tigela grande, previamente untada de leve com óleo ou spray para untar. Pressione a massa para baixo e unte-a levemente na superfície com spray para untar ou óleo. Cubra a tigela com filme plástico e espere até que a massa dobre de tamanho. Leve a massa para refrigerar por uma noite ou por até três dias, observando-a a cada hora nas primeiras 4 horas e pressionando-a para baixo, se ela começar a crescer.
 
Chegou a hora de assar. Pré-aqueça o forno a 250 graus C uma hora antes de começar a assar. Coloque uma assadeira no nível mais baixo e tenha uma frigideira de ferro, ou uma chapa de ferro no forno antes do pré-aquecimento.
 
 
Agora, dê forma à massa. Corte-a em 8 ou 12 pedaços e trabalhe com um de cada vez. Enquanto você trabalha, conserve o resto da massa coberto com um pano úmido. Sobre uma superfície enfarinhada, faça uma bola com cada pedaço e as achate para que fiquem em forma de discos. Cubra-os com filme plástico untado e deixe descansar por 20 minutos antes de assar.
 
 
 
 
Para assar, coloque um disco da massa diretamente sobre a frigideira ou chapa de ferro e asse por 3 minutos. A pita deverá ficar completamente inchada, mas sem ainda começar a dourar. Se sua pita não estiver úmida o suficiente, ela não irá inchar. Portanto, tenha por perto um pouco de água para respingar na pita. Se você estiver usando uma assadeira, pode assar até 3-4 pitas de uma vez.
 
 
 
Quando as pitas estiverem prontas, transfira-as para uma toalha limpa. Antes de servir, você pode reaquecê-las por 30 segundos.
 
 
Experimente este delicioso pão com sua família ou ofereça de presente aos amigos. Pitas feitas em casa são mesmo as melhores!
 

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no
Grupo "deliciasdereceitassilvinha" nos Grupos do Google.
este grupo destina-se a troca de receitas comuns, não enviamos receitas para dietas, regimes e para qualquer problema de saude
nao liberamos mensagens só com o link
grupo não tem por obrigação enviar receitas testadas
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
deliciasdereceitassilvinha@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
deliciasdereceitassilvinha+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/deliciasdereceitassilvinha?hl=pt-BR?hl=pt-BR
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "deliciasdereceitassilvinha" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para deliciasdereceitassilvinha+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

0 comentários:

Postar um comentário