quinta-feira, 31 de maio de 2012

Re: 4489 { Gênesis } => ESCÂNDALO NO VATICANO

sinceramente, era de se esperar que um dia as falcatruas da "Santa" Igreja católica apostólica romana viessem à tona.
Não é mais só a pedofilia. São muitas outras coisas que estão aparecendo....
Quem sou eu pra julgar? Mas, uma entidade que se propõe a evangelizar e ajudar os pobres tendo sua sede abarrotada de ouro nas paredes e até mesmo nas roupas de seus líderes...
 
 
 
Sent: Thursday, May 31, 2012 11:54 AM
Subject: 4485 { Gênesis } => ESCÂNDALO NO VATICANO
 
 

Após escândalo, Banco do Vaticano demite presidente

Executivo é suspeito de lavagem de dinheiro e de vazar dados sigilosos

Presidente do Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, em foto de 2010
Foto: AP

Presidente do Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, em foto de 2010AP

CIDADE DO VATICANO — Investigado por lavagem de dinheiro e suspeito de vazar informações confidenciais para favorecer interesses pessoais, o presidente do Banco do Vaticano, Ettore Gotti Tedeschi, perdeu o cargo nesta quinta-feira. Embora o motivo da demissão não tenha sido explicitado, a decisão coincide com um momento em que o Vaticano se esforça para demostrar transparência financeira em meio a uma série de escândalos.

Ex-executivo do Santander na Itália, Tedeschi chegou ao cargo em 2009 com a tarefa de acertar as contas do Instituto para as Obras Religiosas (IOR), o nome oficial do Banco do Vaticano. Mas logo no ano seguinte foi envolvido em escândalos denunciados pela imprensa italiana.

Depois das denúncias, a Justiça italiana abriu uma investigação contra dois diretores do banco, criado pelo Papa Pio XII em 1942, por violação das leis do país contra a lavagem de dinheiro. A instituição sempre negou irregularidades, e a investigação ainda está em andamento.

"Após deliberar, o Conselho de Supervisão (do banco) aprovou por unanimidade um voto de censura contra o presidente, por não ter desenvolvido funções de primeira importância para o seu cargo", disse a Santa Sé em comunicado.

"Paguei pela minha transparência", alega

Diante dos escândalos,o Papa Bento XVI aprovou no fim de 2010 uma lei para lutar contra a lavagem de dinheiro nas instituições do Vaticano. E, em abril passado, ordenou a criação de uma comissão, formada por três cardeais de sua confiança, para investigar o vazamento de informações confidenciais.

Entre outras coisas, os arquivos secretos, reproduzidos pela imprensa italiana neste ano, expuseram denúncias de corrupção e conflito de interesses entre altos membros da Santa Sé sobre o quão transparente a gestão dos negócios do Vaticano deveria ser.

A série de escândalos levou o Departamento de Estado americano a colocar em março, pela primeira vez, o Vaticano na lista de Estados potencialmente suscetíveis à lavagem de dinheiro.

Nesta quinta-feira, Tedeschi não quis se estender nos comentários sobre as razões de sua saída do cargo. O executivo se limitou a dizer que o Vaticano não gostava da forma honesta como geria o banco.

— Prefiro não falar. Do contrário, posso dizer as palavras erradas. Paguei pela minha transparência — afirmou à imprensa.

Abalado por escândalos na década de 1980, o Banco do Vaticano foi reformado pelo então Papa João Paulo II em 1989. Atualmente tem um patrimônio de US$ 5 bilhões e administra 33 mil contas, sobretudo de italianos.

http://oglobo.globo.com/mundo/apos-escandalo-banco-do-vaticano-demite-presidente-5016693

 

In Lak'ech
Melissa Tobias
--
Você recebeu esta mensagem porque, para nossa alegria, está inscrito no Grupo "Gênesis-Br".
.
Para enviar um e-mail para o grupo envie para genesis-br@googlegroups.com e ficaremos mais felizes ainda com a sua participação.
.
Visite nossa página em: www.genesisbr.com e seja muito bem vinda(o).

0 comentários:

Postar um comentário