segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Blog Mais Nutrição

Blog Mais Nutrição


O hábito do brasileiro de ingerir sucos e refrigerantes

Posted: 26 Sep 2011 04:00 AM PDT

Imagem: volto

De acordo com o IBGE, o brasileiro consome, em média, 250ml de bebidas doces diariamente. Cerca de 94 ml de refrigerantes e 145ml de sucos[bb] e refrescos. O consumo de refrigerantes aumenta com a renda e as versões diet  praticamente não são consumidas pelos brasileiros na menor categoria de renda.

Quando analisamos esses dados com o consumo americano, nós podemos notar que, felizmente, nós não somos páreo para eles. Nos últimos 10 anos, o consumo de refrigerantes pelas crianças quase dobrou nos Estados Unidos. Os adolescentes (garotos) tomam em média, de três a quatro latas por dia, 10% deles chegam a ingerir sete ou mais latas. A média para as meninas adolescentes é maior que duas latas diárias, sendo que 10% delas chegam a beber mais de cinco latas ao dia.

Nos últimos 20 anos, uma onda líquida inundou as gôndolas dos supermercados com repercussão sobre as despensas e geladeiras das residências em todo o mundo. Incorporamos à nossa dieta calorias extras, provenientes de sucos de frutas, bebidas de soja, chás e refrigerantes. São centenas de produtos líquidos com rótulos pouco elucidativos, escritos em letra miúda, com ingredientes difíceis de serem compreendidos até pelos profissionais da área de Nutrição.

Do ponto de vista de calorias, as bebidas incorporadas às refeições diárias passaram definitivamente a fazer parte da nossa alimentação. Em todas as refeições, desde o café da manhã[bb], passando pelos lanches escolares, até o jantar, lá estão elas: as bebidas doces, disfarçadas pelo puro néctar das frutas, pelas qualidades da soja e até mesmo pelos micronutrientes dos refrigerantes, aumentando as calorias das refeições às custas de grandes quantidades de açúcares.

Se considerarmos que muitas pessoas  consomem um copo de refrigerante ou suco, em todas as refeições ou lanches (cinco copos ao dia), elas terão, em média, 550 calorias adicionadas às suas refeições, o que representa o valor calórico de uma refeição a mais durante o dia.

Muitas mães se enganam ao supor que seus filhos comem de maneira mais saudável ao substituir os refrigerantes por sucos artificiais de frutas ou soja, pois esses dois últimos, muitas vezes, são mais calóricos do que os próprios refrigerantes, não preservam as propriedades nutricionais das frutas[bb], e contém quantidades de sódio, corantes e conservantes muito semelhantes aos refrigerantes.

Leia o restante desta notícia no Comer sem Culpa.

Para ler mais:

Não deixe de visitar a Loja Mais Nutrição.Um site seguro onde você adquire seus produtos Herbalife parcelado em até 12x, frete grátis e acompanhamento personalizado!


0 comentários:

Postar um comentário